Archive for abril, 2013

New Kids on the block

Depois de tanto tempo andando sozinho no projeto, havia encontrado o Hermes Barreto de Brasília mas agora encontrei dois outros loucos, o Carlos Gueiros aqui de SP (by the way, perto aqui de casa) e o Douglas Baroni lá de Ipatinga. O Carlos é o owner da empresa BRASKING de hospedagem (http://brasking.com.br/) onde esse site agora esta sendo mantido, antes estava no UOL, mas com o apoio e suporte do Carlos, consegui ter esse blog muito mais estruturado, muito bom, recomendo. O Douglas é outro animal eletrônico louco, conhecido como O Lampadinha (http://lampadinhamg.webnode.com//) vejam o site dele, muito louco.carlos

Com a entrada desses novos amigos, o Carlos teve a idéia de criar o FORUM ASTROMECH BRAZIL no mesmo formato lá do fan clube nos EUA que pode ser acessado aqui: http://www.astromechbrazil.net/

É meu amigo, bem vindo ao mundo da força… lembre-se pode parecer fácil, mas esse astromech leva tempo e dedicação para conseguir realizar esse projeto. Welcome Carlos e Douglas ao time.

RETROSPECTIVA

MAY/2010 – Hoje fiz uma entrevista com a repórter da Revista Interna da empresa onde trabalho e compartilhei com ela os vídeos e fotos deste meu Hobby das criações que realizei para meus filhos, segue abaixo algumas delas onde me ajudaram ou apoiaram na realização:

Vide vídeo da Jedicon abaixo.

PAPIs Pista Autorama Pascoalato Internacional

Vide TAB acima.

Projeto Simulador Daniel X

Vide TAB acima.

APLICANDO UMA FIX NO R2

Aplicando uma FIX no R2

JAN/2010 – Depois de circular por 4 horas na JEDICON com o R2 até acabar as baterias, sentimos que ele estava andando meio manco da perna esquerda… na hora de avaliar o rolamento do eixo P2 quebrou… não entendo o que pode ter acontecido com esse rolamento (rolimã)… pior que consegui encontrar o site chinês que produz o rolamento, qdo peço as especificações, vem em chinês… óbvio, mas fico na dúvida se voltar a usar esse rolamento, o mesmo irá suportar o peso de quase 50 kilos do R2, enfim… achei o rolamento na maravilhosa Rua Florêncio de Abreu…. perco-me nessa rua como madames se perdem em shopping centers.O pior não foi isso, o pior foi desmontar e chegar na peça…. enfim, ainda bem que fiz tudo parafusado e com flanges de apoio…
DSC01827 DSC05507 DSC06112
Na sequência abaixo, o pé (FEET) desmontado da perna, depois o conjunto motor isolado, tive que desmontar a estrutura do pneu (é meu amigo, achou que eu ia usar roda de carrinho de feira? Esse R2 anda até na terra!) para aí sim chegar no eixo interno… que montei a anos atrás… enfim, vamos trocar a peça).

Meu quarto 007 tá com peça para tudo quanto é lado, só falta o soro pendurado no R2…

ESTREIA JEDICON

SÁBADO, 14 DE NOVEMBRO DE 2009

ESTRÉIA TOTAL, SUCESSO TOTAL…. tanto do meu filho Daniel vestido de Darth Vader quanto do R2-D2….. depois de quase 4 anos de construção, conseguimos levar nosso Astromech Droid com corpo e funcionalidades motoras ao evento, porém inacabado do ponto de vista de detalhes… mas foi um sucesso, ficamos muito orgulhosos das pessoas que gostarem da qualidade do trabalho, do som e principalmente, de tirar fotos junto com ele…. cara, não podíamos ter ficado mais felizes com tanta receptividade… agora volto para a bancada, pois tem muita coisa para terminar de colocar/instalar para estar pronto, 100% para Jedicon 2010.
Creio que é a primeira vez que um R2 surge realmente no Brasil…. UHÜ… ano que vem desejo que meu amigo Hermes lá de Brasília consiga terminar e trazer o seu também.
Para o pessoal que depois das 14hs não me viu mais andando com o R2 na feira, é porque a bateria :-( acabou, depois de quase 4 horas andando pra lá e prá cá sem parar… até eu me surprendi que durou tanto.), aos que se aproximaram e elogiaram o trabalho, meu muito obrigado.
Peço por favor, quem tirou fotos do R2 e puder mandar para o meu email erick.pascoalato@uol.com.br eu agradeço, pois ficar controlando o R2 e tirar foto não dá… valeu e até a próximo update.
ERICK e DANIEL PASCOALATO

JEDICON

TERÇA-FEIRA, 10 DE NOVEMBRO DE 2009

 
JEDICON se aproxima, 14 de novembro e infelizmente meu artoodetoo não estará completo até lá… bom, mas vou tentar levá-lo assim mesmo, pelo menos andando agora ele está.
As atividades agora em cima do DOMO estão me tomando um tempo danado.. colocar os “olhos” no danado tá levando um tempo, mas como a fixação vai ficar sobre o Domo, então deu para deixar as linhas auxiliares no inner dome (a parte interna do domo).Aqui um deles instalado….
Parei um pouco com o Domo e dei sequência na colocação das capas dos pés do R2 (outer feet) e são capas feitas em resina, portanto qualquer tipo de desgaste aqui precisa ser feito com calma, senão perco a peça… e essas vieram de Londres!
Aqui a peça acabada, com o motor/rotor dentro dele… o desenho em azul na parte frontal do peito do pé, são onde entram os cabos de força para se conectarem na bateria.
Aqui foram algumas variações de AZUL para poder validar qual ficaria melhor. Sinceramente fui no olhômetro aqui.
Pesquisei várias fotos ou imagens que eu tinha em arquivo ou na web e acabei chegando no AZUL ANGRA, que acabou ficando um azul intenso muito bonito. (da figura abaixo, é a 3a. a direita, a 1a. e a 2a. eu descartei como opões).
DSC01438 DSC01439 DSC01443
Montagem da placa de circuitos que já estava pronta, mas eu desmontei e pintei de preto para poder destacar a cor das fiações e também identifiquei os terminais para me ajudar em manuteções futuras.
A oficina ficou tá ficando apertada….
Bom, nos vemos na JEDICON….

Evento

SÁBADO, 22 DE AGOSTO DE 2009

Passado algum tempo desde a última postagem, muita coisa aconteceu. Pedi ingresso na Rebel Legion aqui do Brasil e o R2-D2 foi aceito pela Mary Farah (Comandante da base Brasil) uma vez que o personagem aqui é o R2 e não muá.
Bom, inscrito na lista pude começar a validar as atividades que o grupo exerce e acabei sabendo que o evento onde eu e o Daniel (meu filhote) fomos no ano passado, a JEDICON 2009 que foi confirmada para 14/novembro/2009, ou seja, está aí o meu desafio, deixar o R2 pronto para o evento.
Consegui adquirir nesse tempo mais peças da comunidade, acabei encontrando no meu caminho o ETHAN AHO de New Hampshire (ao norte de Boston) e ele estava para casar e precisava vender uma série de peças dentre elas a mais importante no momento para mim…. a parte eletrônica. Como sou Desenhista Projetista e fuçador profissional, a parte mecânica é mamão com açucar, mas a parte eletrônica tive que ceder a tentação e acabei comprando do Ethan, mas valeu a pena, como vcs vão ver nas imagens a seguir.
DSC01261
Outras imagens vocês verão as fases de montagem do R2: corpo, eletrônica, as peças que comprei e coloquei tudo na sala para “ver” o que eu tenho…. chega uma hora que é tanta pecinha que acabo eu mesmo me perdendo.
Tem também o R2/esqueleto montado com o controle remoto ativo, anexei um vídeo em algum lugar aqui tb.
Uma coisa muito legal que aconteceu tb nesse período, foi ter conhecido através da própria comunidade, o Hermes ! lá de Brasilia. Conversa vai, conversa vem e de repente vejo ele se identificando como Brazil/Brasília, ai não teve pra ninguém.
C-3PO e eu
Ele também está montando seu R2 (coloquei uma foto dele por aí segurando um sabre de luz) e estamos juntos trocando figurinhas para termos nossos droids up and running até a Jedi Con_2009.
A esquerda dando um trato para colocar um dos HOLO eyes, a direita ele na posicao que chamamos de 3 (pois quando ele esta com o pe central recolhido e a 2) e abaixo o teste de tintas para achar o azul certo… no caso e o Azul Angra que na foto pequena nao da pra ver, mas e o da esquerda.
Esse aqui e o Hermes que conheci em Brasilia junto com seu amigo Fabao e esposa onde novamente, fui super bem recebido… apesar de ter criado uma situacao com o Pai dele que ate hoje me arrependo, mas enfim, so eles quando forem ler isso, irao morrer de rir da minha cara. Que a forca esteja com voces (nao sei o que aconteceu com essa budega, mas os acentos foram pra cucuia).
DSCN0799Eita, esse gordo, grisalho e com cara de sono ai sou eu quando consegui fazer tudo funcionar… estou ai dentro da minha micro-oficina de 3mx2m que e onde me encaixo….
No proximo post deverei estar com o skin e algumas partes pintadas. Estou aguardando do Xenon as capas dos pes e outros componentes. Ate la.

Estagio Atual

SEGUNDA-FEIRA, 30 DE MARÇO DE 2009

Mais um progresso com meu amigo R2. Consegui mais algumas fotos oficiais pois vou precisar verificar o código da tinta azul do R2 e ver se encontro algo próximo aqui no Brasil.
DSC01374 DSC01378
 Terminei de montar o SKIRT/saia de baixo do R2 que será acoplado ao corpo ele onde ficará a sustentação do 3th-feet (terceira perna) do danado. Esse modelo não terá acionamento de pernas 2-3-2 automático (foto acima), até porque senão não irei terminar nunca, mas será 2-3-2 fixo, com a posição das duas pernas inclinadas e a terceira á frente.
O alinhamento se deu melhor com a trena laser, me acelerou o trabalho 200% do que ficar fazendo conta do ponto de centro.
Apesar de ter colado os encaixes com cola tradicional para esse fim, eu sustentei a estrutura com parafusos, mas tive que tirar a maioria, pois o DOMO comecou a raspar em alguns deles, então tive que aumentar o nível negativo da base do parafuso para ele poder parafusar e ficar zerado com o nível da madeira.

Estágio atual: BODY montado, SKIRT montado. Estrutura alinhada no 2-3-2 legs.

Próximo Estágio: Montagem do DOMO com as peças atuais.
Desafio: Conseguir as dobradiças para poder conseguir abrir as janelas utilitários como abaixo.

Corpo, Saia e pele (Frame/skirt/skin) R2

 QUARTA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2009

Voltei de Vegas e consegui com a ajuda de amigos do grupo R2Builders dos EUA a comprar o FRAME e o SKIRT (Estrutura do corpo e saia de baixo do pé central) e comecei a montar em casa… parece simples, mas é um quebra cabeças danado.
Optei pela versào de madeira, pois os blogs dos adiantados ou de quem já tem um pronto, informa que se tudo, tudo, tudo for em alumínio, é necessário investir muito em bateria, motorização, força e etc para mover o R2 e algumas partes sendo de madeira, principalmente essa que fica escondida dentro dele, é melhor para economizar no peso.. e $ lá na frente.
Também comprei os skins (a pele do R2) tanto o indome (a parte interna) qto a externa.
DSC06140
Isso é como ficou o frame montado, com o skin enconstado nele e o DOMO, coloquei assim só para ver como ficava o jeitão do bicho e para ter uma noção do tamanho…. enfim tá começando,
tenho muuuuito o que fazer ainda.
Rapaz esse “olho” veio da frança acredita? Um cara fez um série desses olhos para o R2builders da Europa e ele me mandou pro Hotel, ufa chegou a tempo…. todinho em alumínio.
Aqui meu Padawan Daniel que é mais um para me cobrar qdo o R2 vai estar pronto…. mas com a ajuda dele acho que vamos progredir rápido.

Domo

DOMO

02/06/2008

Finalmente chegou (na realidade fui buscar) o domo do R2-D2, vejam as fotos abaixo.
E nas seguintes o processo de embalar, proteger e despachar o danado.
Agora começa o trampo… imprimi os tutoriais e nas horas vagas vamos começar.
abcs
DSCN2065 DSCN2066 DSCN2070
DSCN2071 DSCN2072 DSCN2073

Escrito por Erick Pascoalato – R2D2 às 08h20

25/04/2008
OK OK é de isopor, mas é um exercício do que virá… este em escala 2:1.
DSCN1556 DSCN1557 DSCN1558 DSCN1561 DSCN1985 DSCN1988

Escrito por Erick Pascoalato – R2D2 às 16h25
Após ter coletado o maior número de informações possíveis nas páginas americanas sobre R2-D2, fotos, imagens, foruns de relacionamentos sobre o assunto, plantas técnicas (chamados de Blueprints), estou em busca agora do DOMO, ou seja a cabeça do R2. É a parte mais difícil de todos os componentes do R2.
Tudo nesse processo de construção de um real-life R2 vai depender de quanto autonômico você vai querer montar seu R2. No meu caso, ou nessa primeira fase, pretendo criar o corpo/estrutura e anexar o domo, para então partir para a parte externa/visual chamado de skin, isso mesmo a pele externa do R2 que também vc encontra nos EUA.. prontinho, por isso a velocidade de criação nos EUA é tão rápida, é muita versatilidade.
Para testar as dimensões que converti de polegadas para centímetros, criei um R2-Draft usando isopor, vou anexar uma foto aqui depois. Tive a ajuda do meu filho Daniel na montagem deste, que tb está empolgada em ver uma unidade verdadeira funcionando.
Comecei essa busca em final de 2006, passei 2007 em um processo de coleta e quem sabe agora em 2008, com a compra do DOMO eu finalmente comece a montar esse DROID como hobby.
 Logo Erick medium
Escrito por Erick Pascoalato – R2D2 às 16h19
14/04/2008
Escrito por Erick Pascoalato – R2D2 às 18h36
Categories
Bookmarks